quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

MORADORES DO BAIRRO MONTE CASTELO E ADJACÊNCIAS, APRENDEM MAIS SOBRE MARACATU, EM 2ª OFICINA REALIZADA PELO BLOCO MONTE FOLIA

 Uma tarde diferente, cheia de alegria para os moradores do bairro Monte Castelo e adjacências. Assim podemos definir a 2ª oficina de maracatu, realizada pelo Bloco Monte Folia, no sábado (10/11), na sede da Associação Cultural de Artes e Comunicação - ASCAC. O assunto desta vez foi sobre confecção de adereços e caracterização de personagens do maracatu. A atividade contou com a participação do Maracatu Vozes da África, através do presidente da agremiação, Aderaldo de Oliveira, e Maracatu Nação Fortaleza, representado por Fátima Leite,  vice-presidente da agremiação.



Durante uma hora e meia, em meio a um clima de empolgação, foi possível conhecer a formação de um cortejo de maracatu, através dos personagens – baliza, estandarte, índios, negras africanas, calunga, balaio, baianas, casal de preto velho, corte e batuque.  Gabriel, de 16 anos, foi um dos participantes da oficina. Em poucos minutos se transformou em uma rainha. Para a caracterização, vestiu  a grande e brilhosa roupa, colocou uma  peruca, pintou o rosto de preto e com a coroa na cabeça  mostrou, sem preconceito, a importância de representar um dos mais belos folguedos de nosso Estado. Ao som do batuque, dançou e fez também os participantes da oficina, dançar. 
Foi apenas um início de um incentivo, que no final terminou resultando em rostos pintados. Adriano, apesar da timidez, aproveitou o momento para experimentar a tinta.  O balaio foi levado por  Zumarleide, Pedrina, Vinicius, Galby. Ao lado, Aderaldo de  Oliveira, ajudava. Já a calunga, a conhecida boneca preta do maracatu, ganhou ritmo nas mãos de Jane, Lena, Dona Fátima.... Foi uma festa. 

Agora o grupo se prepara para a organização de um cortejo, durante as apresentações do Bloco Monte Folia,  nos sábados 21 e 28 de Janeiro, 04 e 11 de fevereiro,  “Vamos levar para as  ruas do Monte Castelo, os principais personagens do Maracatu. Além disso, teremos um batuque formado pelo moradores. Essas pessoas irão participar da oficina de percussão. 
A idéia é que esse grupo fique formado para as outras apresentações, previstas, como, o carnaval promovido pelo Bloco Monte Folia, no Lar Torres de Melo e Casa de Nazaré. As duas instituições cuidam de idosos. Assim, estaremos dando continuidade a esse trabalho social, que teve início há dois anos”, destaca Paulo Campelo, coordenador geral do Bloco Monte Folia. 
Atenção: É Proibida a reprodução e utilização de qualquer forma, da foto e texto sem a autorização por escrita do autor.

OFICINA DE PERCUSSÃO SERÁ REALIZADA EM JANEIRO

A próxima oficina  GRATUITA  é a de percussão -  “Som e Batuque do Maracatu”. Como facilitador o percussionista, Carlos Eduardo (Cadu).   A atividade será realizada no período da tarde dos sábados 07, 14 e 21 de Janeiro. Já no dia 20/01, sexta-feira, será à noite. Os encontros vão acontecer na sede da Associação Cultural de Artes e Comunicação – ASCAC, na rua João Tomé, 296, Monte Castelo. Mais informações: 8737. 4406 / 9704. 9939, ou pelo e-mail: blocomontefolia@gmail.com



Serviço:

Bloco Monte Folia, aos sábados 21 e 28 de Janeiro, 04 e 11 de Fevereiro, das 17h30min às 22h00. Concentração no cruzamento das ruas Teófilo Gurgel com Aníbal Mascarenhas,  às 17h00, seguindo em cortejo  para Praça Coronel João Pontes (praça do antigo  Internacional Clube / praça redonda do Monte Castleo).  


Mais informações: 8737. 4406 / 9704. 9939  Acesse: blocomontefolia.blogspot.com


Atenção: É Proibida a reprodução e utilização de qualquer forma, da foto e texto sem a autorização por escrita do autor.



Melhores Momentos da 2ª Oficina de Maracatu, promovida pelo Bloco Monte Folia - "Confecção de Adereços e Caracterização de Personagens do Maracatu".

Fotos: Jane Mara, Anájuana Freitas, Paulo Campelo 
Atenção: É Proibida a reprodução e utilização de qualquer forma, da foto e texto sem a autorização por escrita do autor. 

                                                                 Pintando o Rosto



                                                                           Rainha

Rainha: Roupa pesada. Sendo assim, em muitos maracatus, homens representam as rainhas.



Boneca chamada de "Calunga" .
"Balaio"


Dançando 

Atenção: É Proibida a reprodução e utilização de qualquer forma, da foto e texto sem a autorização por escrita do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário