Com o objetivo de divulgar para dezenas de pessoas de diferentes idades, uma das mais bonitas tradições culturais de nossa terra, o Bloco Monte Folia vai realizar oficinas gratuitas de percussão, caracterização, confecção de adereços e roupas que compõem o cortejo do maracatu. Todo o resultado será levado para as ruas e para Praça Coronel João Pontes (praçinha redonda), no bairro Monte Castelo, durante os quatro sábados do evento. Crianças e adolescentes também podem participar das atividades, marcadas para os meses de dezembro e janeiro/2012. Enquanto isso, integrantes do Monte Folia continuam correndo contra o tempo para conseguir o material que será utilizado nas oficinas. O desafio maior é conseguir a doação de instrumentos de percussão, que não precisam ser novos, mas que serão úteis para o bom desenvolvimento da ação cultural.
Aqui, alguns instrumentos usados no batuque de um maracatu.
Fotos: Paulo Campelo
Ferro
Caixa
Tambores
Para finalizar a percussão ou batuque do maracatu: chocalhos, surdos e bumbos.
Mais informações sobre as oficinas em breve. Caso você tenha interesse em participar das atividades ou ajudar na doação de instrumentos de percussão - bumbos, caixas e surdos - entre contato, através do e-mail: blocomontefolia@gmail.com ou pelos telefones Oi (85) 8737. 4406 / Tim (85) 97049939.
Serviço:
O Bloco Monte Folia em 2012, apresenta o tema: "Maracatucá!!. Uma homenagem aos Maracatus do Ceará". O Pré-Carnaval do bairro Monte Castelo acontece nos sábados, 21, 28 de janeiro, 04 e 11 de fevereiro.
___________________________________________________
BLOCO MONTE FOLIA MARACATUCÁ
O Bloco Monte Folia, contemplado com o Edital de Fomento ao Pré-Carnaval de Rua de Fortaleza, apresenta o clip da música Batuques e Bantos, do cantor, compositor e presidente do Maracatu Nação Fortaleza, Calé Alencar. Então, vamos Maracatucá!!!.
Imagens e Direção de Aurora Miranda Leão.



Ótima iniciativa do Bloco Monte Folia, do bairro Monte Castelo, em Fortaleza. Parabéns pela iniciativa de homenagear os maracatus. A nossa cultura em destaque. Parabéns também ao jornalista Paulo Campelo pela ideia e de levar em frente com a comunidade esse projeto.
ResponderExcluirLuizianne